Sugestões para o EducaCamp

 

Professores, o pontapé inicial foi dado, agora cada um deve começar a se preparar para o dia 28 de junho quando acontecerá o I EducaCamp – Reunião de professores blogueiros.

 

Vamos abrir espaço aqui para começarmos a enumerar os assuntos que poderemos abordar na desconferência. Toda sugestão é muito bem vinda afinal abordar assuntos variados é o que caracteriza a desconferência que, certamente é norteada por um tema central, que no nosso caso é a Educação.

 

Vamos nos envolver de muita disposição e tratar de temas polêmicos com o respeito que eles merecem, tendo como objetivo maior, traçar rumos edificantes para a Educação do nosso País.

 

Já temos as primeiras sugestões que estão nos comentários.

E aqui vai a minha contribuição de assunto: O uso das TICs como ferramenta de aprendizagem e o seu uso no cotidiano da sala de aula.

Cybele Meyer

 

 

10 Comentários

Arquivado em evento

10 Respostas para “Sugestões para o EducaCamp

  1. Olá colegas,

    Minhas sugestões são:

    – Wiki como ferramenta para projetos colaborativos.

    – Uso educacional de recursos gratuitos da Web.

    Um abraço e até mais.

  2. Pessoal, com sorte estarei com vcs no dia 28, gostaria muito de participar. Um tema que tem me mobilizado é: “Tecnologias:o que esperam os alunos?” Estamos numa mobilização importante para tornar as TIC parceiras da educação escolar, mas tenho me deparado com essa questão.
    Além do Discurso Citado, mantenho desde fevereiro o http://sobrehistoria.wordpress.com, uma iniciativa de reunir fontes, estratégias e conversas sobre esse tema num espaço de blog.
    abços e sucesso
    Lilian

  3. Oi, Gente!! Fico muito feliz pois a princípio vou poder comparecer ao EducaCamp e partilhar com vocês saberes e momentos de preciosa aprendizagem.
    Gostaria de sugerir dois temas importantes para mim: 1)O papel do novo professor no contexto das tecnologias de informação – como propôr atividades integradas às demais disciplinas e 2) Como acrescentar cultura e informação ao cotidiano dos educandos, de forma a integrá-lo às tecnologias sem perder de foco a aquisição do conhecimento.
    Espero que muitos de nós possamos comparecer a este encontro, tecer novas amizades e fortalecer laços para que nossa edublogosfera se torne cada vez mais unida.
    Abraços fraternos
    Semíramis Alencar

  4. Acho que poderei comparecer tambem. Gostaria de fazer um levantamento dos problemas/dificuldades mais comuns encontrados quando usamos TICs em sala de aula e sugestões de como resolvê-los. Outro assunto seria o desenvolvimento profissional continuado usando as novas tecnologias.

  5. minha paixão são os recursos da chamada Web2.0, pois independem de SO. O maior problema é a precariedade ou mesmo a inexistência de muitas conexões, né?
    Mas ainda acredito na popularização do acesso. Pode ser um bom caminho, principalmente em trabalhos colaborativos não é mesmo?

  6. Olá!

    Infelizmente não poderei está, presencialmente, neste evento! Vou tentar acompanhar pelos blogues 🙂

    Os temas propostos já darão bastante “pano pra manga”…

    Mas seria legal pensar em como as TICs podem contribuir para a “reinvenção do cotidiano escolar”.

    Sucesso ao evento!

  7. Meu interesse em particular é Blog e formação de professores. Depois que comecei a experimentar esta ferramenta no ensino superior e acompanhar as comunidades de professores blogueiros o meu interesse pelo assunto cresceu.

  8. Oi pessoal

    Ando correndo atrás da máquina. Devo entregar o meu projeto do doutorado esta semana, para qualificação em agosto, por isso o sumiço…

    Observo que muitos profissionais, mesmo os da educação, consideram as tecnologias como algo que podem usar ou não, assim como usam qualquer ferramenta. Penso que seria um bom tema refletir sobre a cultura que as tecnologias constroem (que é parte da cultura maior onde estamos inseridos e não uma dimensão separada) e suas implicações para o trabalho dos professores e para a educação de um modo geral.

    Não estarei presente, mas pretendo acompanhar pelos blogs 🙂

    abraços!

  9. jaciara de sá carvalho

    Olá!

    Este primeiro semestre foi muito difícil pra mim e sei que andei sumida… Mas sempre acompanhei as dicussões, mesmo sem me manifestar. É o silêncio virtual… 🙂

    Como a Suzana, estou indo pra qualificação (socorro!). Mas já fiz minha inscrição e pretendo encontrá-las.

    Se ainda for possível enviar sugestão, a minha seria “a natureza e as relações que se estabelecem nas comunidades virtuais de aprendizagem”.

    Parabéns pela inciativa! Contem comigo para divulgar!

    Abraços,
    Jaci

    (http://webeduca.wordpress.com)

  10. Olá!
    Minha sugestão na verdade um apelo…
    Como estou em Mossoró-RN, muito longe e infelizmente não poderei está presente no evento e participar presencialmente das discursões… adoraria pode acompanhar de alguma forma. Quero saber o que planejam quanto a cobertura?
    Já participei de vários projetos de Inclusão Digital e atualmente sou professor de informática e trabalho num projeto de capacitação de multiplicadores nas escolas… Bom, meu interesse é aproveitar ao máximo tudo que for exposto. Então estou atento a qualquer informação.
    Grava tudo pra mim =) … rs rs rs

    Abraço!

Deixe um comentário

