Escola do século XIX – Professor do século XX e Aluno do século XXI

Professor De Ontem E Aluno De Hoje

Escola do século XIX – Professor do século XX e Aluno do século XXI
Vocês acham que esta “convivência” pode gerar bons resultados?
Vamos iniciar  nossas conversas aquecendo para o que iremos debater na Campus Party 2012 quando nos encontrarmos no EducaCamp2012.
Trago também  este slide que elaborei em setembro de 2008 e que acredito ainda possa ser usado, pois as mudanças ocorridas não chegaram a deixá-lo defasado. Ou deixaram?
Estaremos junto com o   EducaParty – que é uma iniciativa da Fundação Telefônica e que realizará inúmeros encontros de Educação dentro da Campus Party 2012 reunindo cerca de 250 convidados.
E.T. Quem quiser contribuir com conteúdo para publicar no blog é só me enviar que publico, combinado?
Aguardo a participação de vocês.
About these ads

7 Comentários

Arquivado em educação, evento

7 Respostas para “Escola do século XIX – Professor do século XX e Aluno do século XXI

  1. Essa combinação certamente não dá certo, mas escolas estão arcaicas e professores (eu sou!) mal sabem ligar um computador, mexer num celular e os alunos acham que sabem muito sobre tecnologia e que não precisam estudar muito: erros graves e não vejo o governo se preocupar com isto, apenas em mandar computadores para salas que não funcionam devido a má infraestrutura. Precisamos de consciência de que é preciso mudanças e formação permanente e gratuita para os docentes aprenderem a orientar os alunos desorientados com excesso de informação e falta de interpretação.

  2. Olá Conceição, tudo bem?

    Adorei a sua participação e espero contar com a sua presença no EducaCamp2012 para explorarmos mais este assunto. Concordo plenamente quando você diz que é preciso conscientizar que mudar é preciso, e esta conscientização só virá se arregaçamos as mangas e começarmos a mostrar, com resultados, que fazer uso da tecnologia como mais um recurso é fundamental para instigar a motivação, desenvolver habilidades e competências e consequentemente promover a aprendizagem.
    Seguimos em contato.
    abraços

  3. Pingback: Tema para o debate no #eduCP2012 | Educa já

  4. Sheila

    Concordo com vários pontos do que a colega Conceição coloca, porém penso que não é só o governo q tem sua parcela de culpa nesse quadro, pois os professores também devem criar coragem e procurar adequar-se, buscando instrução para desenvolver as habilidades dos alunos que aí estão. Sou adepta da inovação, mas enquanto nós (professores) continuarmos tentando ensinar nossos alunos como nossos pais e pq não dizer avós, foram ensinados, com certeza, essa falta de interesse e essa busca por prazeres momentâneos dos quais nossos adolescentes estão acostumados a ter e a buscar, isso não mudará. O início de uma nova história está em nós educadores comprometidos e que tem um compromisso que vai além dos muros de uma escola. Talvez falte-nos muito, mas se pudermos contar com a contribuição das novas tecnologias, por que então ficamos procurando motivos para justificar nossos fracassos? Por que esta crise educacional, nada mais é do que um grande sinal de que fracassamos em algum momento. Que tal então virar esta página e começar agora em 2012, com um novo pensamento pelo menos? Somos uma classe batalhadora, que está um pouca cansada das batalhas solitárias, das quais não somos valorizadas, mas aí que reside a força do professor, a de renascer cada vez mais forte depois dos obstáculos vencidos. Quem sabe as discussões trazidas pelo Educa já, possam este ano nos abrir novos caminhos, não é mesmos caros colegas…!

  5. Dulcineia Maria Mendes da Silva

    Há “professores e professores”,na minha cidade nossa educação esta avançada na tecnologia,graças a tudo isto foi a frente do nosso prefeito e ex Secretário de Educação, que por motivo maior nos deixou,mas ao mesmo tempo plantou sementes boas que esta tendo árvores frutiferas de boa qualidade.Mas claro que no meio sempre tem algumas sementes que não querem ir a frente.
    Eu estou muito gratificada,pois tivemos curso do Pró info , do Positivo e curso de um mês, com professora contratada para passar algumas dúvidas que ficou,quem se dedicou,com certeza sanou suas dúvidas
    O educador que tem o comprometimento de que ele tem que arregaçar as mangas e mostrar os novos caminhos que temos a nossa frente promovendo as habilidades e o desenvolvimento de nossas crianças.

  6. vanessa ellen

    apoi viu nao vi nada meu deus nao sabe de nada

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s